Notícias

Rio Grande do Norte inaugura primeiro laboratório de combustível sustentável de aviação do Brasil

Em um passo significativo para o desenvolvimento sustentável e a inovação no Brasil, o Rio Grande do Norte celebra a inauguração do Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA). A iniciativa é fruto da colaboração entre o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Este marco representa um grande avanço no campo das energias renováveis. A infraestrutura, localizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, é a primeira planta-piloto do Brasil focada na produção de combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels).

A aviação é uma das indústrias que mais contribui para as emissões de gases do efeito estufa. Com a crescente demanda por soluções sustentáveis e práticas mais verdes, o H2CA não apenas posiciona o Brasil na vanguarda da inovação em combustíveis renováveis, mas também se alinha ao compromisso global de reduzir a pegada de carbono. O principal objetivo deste laboratório é desenvolver um combustível que contribua significativamente para a diminuição das emissões no transporte aéreo nacional.

Além do impacto ambiental positivo, o projeto também abre novos horizontes para pesquisa e desenvolvimento no país. Com o know-how e a experiência compartilhados pela Cooperação Brasil-Alemanha, espera-se que a iniciativa promova também a capacitação de profissionais, a geração de empregos qualificados e o estímulo a outras inovações na área de energias renováveis.

“Esta é uma planta-pioloto com maturidade industrial que possibilita passarmos da escala de produção experimental que tínhamos até então para uma escala maior, piloto, permitindo o desenvolvimento de testes e de novos produtos em condições reais de operação industrial”, diz a pesquisadora doutora em Engenharia de Petróleo do Laboratório de Sustentabilidade do ISI, Fabiola Correia, coordenadora do projeto.

“Até outubro deste ano, a expectativa é ter a primeira amostra do combustível para buscar a certificação junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e apresentar o produto ao mercado”, acrescenta. “Só após a certificação a etapa de comercialização é possível”.

A inauguração oficial ocorreu na terça-feira (5) e contou com a presença de representantes dos governos brasileiro e alemão, bem como líderes da indústria e pesquisadores na área de energias renováveis. Os olhos do mundo estão voltados para iniciativas como o H2CA, pois representam a intersecção entre a tecnologia e a sustentabilidade, indicando um futuro mais promissor e verde para a aviação e para o mundo como um todo.

O Melhor de Natal é a revista digital que traz para você, todos os dias, dicas sobre a cidade de Natal e o estado do Rio Grande do Norte, informações sobre roteiros de viagens, passeios, turismo, gastronomia, shows, espetáculos, história, arte, cultura potiguar, música, natureza, esportes, festas e muito mais!

Escrever um comentário