Cultura Potiguar

Conheça a Chanana, a flor-símbolo oficial da cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, que é comestível e medicinal

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, tem uma musa em sua paisagem, a flor Chanana, conhecida cientificamente como Turnera ulmifolia. Com o encanto simples de uma flor amarela que se abre todas as manhãs, ela se tornou símbolo poético da cidade, adotada pelos natalenses como um ícone de resistência, beleza e fortaleza.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Para os poetas e sonhadores da cidade, a Chanana tem mais charme quando escrita com “x”, transformando-se em “Xanana”. A rica herança cultural desta palavra é trazida pelo Professor Daladier da Cunha Lima, que lembra: “Os poetas têm percepções que os simples mortais não têm”. Originária da América Tropical, a “Turnera ulmifolia L.” é uma planta robusta e rústica que floresce ao longo do ano. Suas flores, branco-amareladas ou amarelas, abrem-se principalmente no período da manhã, enchendo as ruas de Natal com uma explosão de cor viva e vibrante.

No entanto, apesar de sua rusticidade, a chanana não tolera a geada. É mais comum vê-la em terraços e maciços, prosperando sob o sol quente de Natal. Multiplica-se com facilidade através de estacas e sementes, até ao ponto de ser considerada uma planta invasora em algumas áreas. Além de seu apelo estético, a Turnera ulmifolia também é conhecida por suas propriedades medicinais. É utilizada na medicina popular como antinflamatório, antidepressivo e calmante, devido à produção de substâncias aleloquímicas.

A escolha da chanana como símbolo de Natal foi impulsionada pelo poeta e jurista Diógenes da Cunha Lima. Em um discurso feito no Dia do Bibliotecário, 12 de março, ele enfatizou as qualidades da flor que se assemelham ao espírito da cidade: persistência, resistência, beleza e fortaleza.

“Natal é como a chanana”, declara Lima. “Uma cidade que resiste aos abusos do poder e, apesar de tudo, continua linda. Ela nunca desiste de lutar e acredita que um dia será uma cidade mais humana, com melhores condições para seus habitantes. Favorecida pela natureza, Natal é como uma mulher, com a sinuosidade de suas formas”.

Benefícios sobre o cultivo da Chanana

  • Segundo a jardinista Flávia Kremer, a chanana é uma planta que auxilia no tratamento de problemas respiratórios, pois tem ação expectorante. É comum ela ser utilizada no tratamento da bronquite;
  • A planta é conhecida por possuir propriedades antidepressivas e, dessa forma, auxilia no tratamento da depressão e da ansiedade;
  • A flor melhora a função digestiva do organismo, pois tem propriedades que auxiliam na digestão. Além disso, o seu uso previne, por exemplo, a prisão de ventre;
  • Uma característica comum das chananas está na ação antibacteriana e anti-inflamatória. A planta pode auxiliar na melhora de infecções do trato urinário;
  • Por fim, ela possui propriedades afrodisíacas, que auxiliam no aumento da libido sexual, melhorando também a impotência masculina.

A Chanana oferece muitos benefícios para a saúde e deve ser consumida apenas sob orientação médica. Dessa forma, você irá utilizar as suas propriedades medicinais de forma segura.

Hoje, a Chanana cresce livremente por toda Natal, um testemunho da resistência e beleza da cidade. Ela é um lembrete diário da força e da resiliência dos natalenses, um símbolo da cidade que floresce cada dia sob o sol nordestino.

O Melhor de Natal é a revista digital que traz para você, todos os dias, dicas sobre a cidade de Natal e o estado do Rio Grande do Norte, informações sobre roteiros de viagens, passeios, turismo, gastronomia, shows, espetáculos, história, arte, cultura potiguar, música, natureza, esportes, festas e muito mais!

Escrever um comentário