Passeios e Viagens

Conheça as fascinantes Dunas do Rosado no Rio Grande do Norte: o deserto cinematográfico do Brasil

No extremo norte do Rio Grande do Norte, inserido no vibrante polo da Costa Branca, encontra-se um espetáculo natural em constante mutação: as Dunas do Rosado. Esse deserto tropical, que já foi palco de grandes produções televisivas, convida os visitantes a imergir em sua atmosfera única, onde as paisagens áridas oferecem uma experiência singular.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Muitos podem não saber, mas esse mar de areia tem uma rica história cinematográfica. Ao invés dos tradicionais desertos de Marrocos ou da Arábia Saudita, as Dunas do Rosado foram o cenário escolhido para ambientar cenas icônicas da novela “O Clone”, da Rede Globo. E não parou por aí. A região também fez aparições em “Flor do Caribe” e na produção da Netflix, “3%”.

Declarada Área de Proteção Ambiental (APA) pelo Decreto no 27.695 de 21 de fevereiro de 2018, as Dunas do Rosado é a décima Unidade de Conservação estabelecida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Situada entre os municípios de Porto do Mangue e Areia Branca, essa maravilha da natureza ocupa uma vasta área de 16.593,76 hectares. Além somente da sua magnitude, a APADR tem uma missão vital: salvaguardar a rica biodiversidade, regular a ocupação humana e garantir um uso sustentável de seus recursos.

Mas o que torna as Dunas do Rosado tão especiais?

São suas ondulantes montanhas de areia colorida, esculpidas meticulosamente pelos ventos que trazem sedimentos das falésias vizinhas. Situado a 250 km da capital, Natal, esse parque, considerado o maior conjunto de dunas do estado, ainda é pouco explorado pelo turismo local. No entanto, é frequentemente incorporado em roteiros que exploram as maravilhas litorâneas, como Ponta do Mel, um pitoresco vilarejo em Areia Branca.

Para os amantes da natureza, aventureiros ou simplesmente aqueles que buscam uma escapada diferente, as Dunas do Rosado surgem como um destino imperdível. Mas, o visual fica melhor ainda no nascer e no pôr-do-sol! Então vale a pena conferir! É uma chance de se perder e, ao mesmo tempo, se encontrar nas vastidões de areia, onde cada grão conta uma história e cada duna revela um segredo. Em meio à efervescência turística do litoral brasileiro, esse oásis potiguar permanece como um refúgio singular, aguardando ser descoberto por mais e mais viajantes.

Para explorar as Dunas do Rosado, o ponto de partida mais recomendado é Ponta do Mel. Este charmoso vilarejo conta com uma infraestrutura turística robusta, oferecendo pousadas, restaurantes e diversos serviços para os visitantes. É o destino perfeito para aqueles que buscam desfrutar da natureza em sua forma mais pura e simples. Para uma experiência ainda mais agradável nas dunas, opte por passeios nos momentos em que o sol está mais ameno, como nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer.

O Melhor de Natal é a revista digital que traz para você, todos os dias, dicas sobre a cidade de Natal e o estado do Rio Grande do Norte, informações sobre roteiros de viagens, passeios, turismo, gastronomia, shows, espetáculos, história, arte, cultura potiguar, música, natureza, esportes, festas e muito mais!

Escrever um comentário