Assunto

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Browsing

Fundado em 13 de Maio de 2010, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima tem uma história de devoção e fé que transcende os limites geográficos e culturais. Construído dentro dos limites do Parque Estadual Ecológico da Pedra da Boca, uma iniciativa visionária do governador José Maranhão, o santuário se destaca na paisagem natural. Juntamente com o santuário, foi planejado o Memorial da Pedra do Letreiro, famoso por suas intrigantes inscrições rupestres, ampliando ainda mais o interesse turístico e histórico da região.

Incrustado no agreste paraibano, o santuário revela-se como um oásis de tranquilidade e reflexão em meio à agitação da vida moderna. A paisagem ao redor, dominada por serras, rochas e vegetação típica da caatinga, reforça o sentimento de contemplação e introspecção que caracteriza este lugar sagrado. “Aqui, encontramos paz e aconchego”, diz Maria da Conceição, uma devota de longa data que viaja anualmente desde Natal para visitar o santuário. “A sensação de estar próximo de Nossa Senhora de Fátima, de sentir sua presença e sua benção, é algo inigualável”.

O santuário também é conhecido pela tradicional festa de Nossa Senhora de Fátima, que ocorre anualmente em maio. A celebração, que dura uma semana, atrai multidões de fiéis e visitantes. As procissões, as missas e as atividades culturais transformam a pequena Araruna em um verdadeiro ponto de encontro da fé e devoção. Esta grande obra dispõe além de um grande espaço aberto com arquibancadas de instalações para lojas de artesanato e de artigos religiosos. O Santuário de Fátima contribui muito com o desenvolvimento turístico da região.

Maranhão afirmou que o santuário “é um equipamento valiosíssimo para o turismo religioso e bastante conhecido internacionalmente por ser também uma área científica, arqueológica, por conta da famosa Pedra da Boca”.

O sítio arqueológico atrai acadêmicos e pesquisadores globais, reafirmando sua relevância. O impacto do Santuário na vida econômica e social não apenas da região, mas de toda a Paraíba e Rio Grande do Norte, é significativo, agindo como um motor para o turismo religioso. Além disso, a região ganha destaque pelo turismo de aventura, atraindo entusiastas de esportes radicais, o que adiciona outra dimensão vibrante ao local.