Assunto

Santa Luzia

Browsing

Situado dentro do Complexo Eólico do Seridó, no Rio Grande do Norte, um projeto em andamento da Elera, espera-se que comece a gerar energia no início de 2024. A Amazon adquirirá a energia produzida, integrando-a ao sistema elétrico nacional.

Localizado em Parelhas, o complexo se estende pelos municípios de Santana do Seridó, São José do Sabugi e Santa Luzia, abrangendo áreas do Rio Grande do Norte e da Paraíba. A energia gerada será direcionada para datacenters e outras operações da Amazon, alinhando-se à meta da empresa de zero emissões líquidas em todas as suas atividades até 2040.

Cleber Morais, diretor regional da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina e Caribe, destacou a importância desta iniciativa. “Este projeto é um passo significativo em nossa jornada para operar com 100% de energia renovável até 2025, em linha com nosso compromisso Climate Pledge de atingir zero emissões de carbono até 2040, e nossos projetos de energia renovável no Brasil são cruciais nesse processo”, afirmou.

Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ressaltou a relevância do investimento. Segundo ele, a comercialização de energia no Mercado Livre tem sido uma via principal para transações energéticas no Rio Grande do Norte, com mais de 65% dos contratos de energia ocorrendo através deste mercado. Fonseca enfatizou a competitividade do projeto do Seridó devido à sua capacidade de geração de energia acima da média, operação de baixo custo e segurança jurídica.