Assunto

Pau dos Ferros

Browsing

O Ceará encabeça o ranking com impressionantes 103 equipes, enquanto Bahia, Minas Gerais e Pernambuco empatam com 32 equipes cada. São Paulo vem logo atrás com 28 equipes, e o Rio Grande do Norte com 20. Do total de equipes potiguares, 17 são do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), representando campi em Apodi, Lajes, Mossoró, Natal-Central e Pau dos Ferros.

“É uma construção de conhecimentos que vão sempre se entrelaçando e se mostrando cada vez mais importantes para chegar à final. Para a gente, o processo foi e é encantador, pois a Olimpíada realmente nos instigou durante todos os meses de participação e nos proporcionou a formação de amizades nessa trajetória”, analisa a estudante Luma Câmara, que integra a delegação potiguar.”

Das 17 equipes finalistas do IFRN, nove pertencem ao Campus Pau dos Ferros, sob a coordenação dos professores Lucas Chnaiderman e Gabriel Oliveira. O sucesso e a crescente popularidade da Olimpíada Nacional em História do Brasil são evidentes, com um aumento no número de inscritos a cada ano. Para a final, foram selecionadas 340 equipes nacionais. Em sua 15ª edição, a Olimpíada registrou um recorde com 30,5 mil grupos inscritos.

Como é a Olimpíada Nacional em História do Brasil?

Cada equipe é composta por um professor de História e três alunos, oriundos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio, de escolas públicas ou privadas. A ONHB é dividida em seis etapas online, realizadas entre maio e junho, e cada uma dura uma semana, incluindo questões de múltipla escolha e tarefas variadas. O escopo das perguntas abrange, além de tópicos sobre a História do Brasil, temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural e atualidades, entre outros. A Olimpíada integra o edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp, permitindo que, conforme sua performance, os competidores tenham a chance de disputar duas vagas no curso superior de História da Unicamp, sem a necessidade de prestar vestibular.

Confira o nome das equipes do Rio Grande do Norte na final: