Assunto

Ciências da Terra

Browsing

Francisco Hilário Bezerra, docente do Departamento de Geologia da UFRN, ocupa a 32ª posição na categoria de ciências da terra no ranking dos melhores cientistas do mundo, segundo a 2ª edição do Research.com. Esta classificação foi obtida através da consolidação de dados de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef, coletados em dezembro de 2022. Mais de 7.636 cientistas foram considerados para esta categoria.

O professor se dedica principalmente ao estudo de falhas geológicas, sismicidade e reservatórios de petróleo. Segundo o estudo da Research.com, ele tem publicações em todas essas áreas. O ranking também revela que o professor tem aproximadamente 195 publicações, com os trabalhos mais citados sendo: “Quão ativa é uma margem passiva? Paleoseismicidade no Nordeste do Brasil”, “História holocênica do nível do mar na costa do estado do Rio Grande do Norte, Brasil” e “Controle de falha pliocênica-quaternária de sedimentação e morfologia da planície costeira no NE do Brasil”.

Com quase três décadas de experiência em ensino e pesquisa, Francisco Hilário Bezerra é referência em geologia no Brasil e no mundo. Sua trajetória exemplifica o potencial do Brasil para produzir pesquisa científica de alto nível e coloca em evidência a necessidade de investimentos contínuos na educação e na pesquisa. A UFRN e o Rio Grande do Norte tem orgulho da contribuição significativa do professor Francisco para a ciência mundial.

Para Hilário, não existe ciência sem colaboração no mundo moderno. “Eu tenho tido o privilégio de trabalhar em uma pós-graduação bem administrada e em um grupo de pesquisa produtivo. Minha experiência no Comitê Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem mostrado que os pesquisadores envolvidos em colaborações produtivas são os que conseguem ganhar bolsa de produtividade e se manter na posição. Tenho também tido o privilégio de receber financiamento para pesquisa ou colaborar com pesquisadores que têm recebido financiamento”, diz.

O trabalho do professor Francisco, além de importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, é fundamental para o conhecimento da geologia brasileira e, consequentemente, para o planejamento e a tomada de decisão em áreas como a exploração de recursos minerais, a gestão de riscos geológicos e a conservação do meio ambiente.

A conquista de Francisco Hilário Bezerra ilustra a dedicação, o esforço e o compromisso com a ciência. Com a sua colocação entre os melhores cientistas do mundo, a UFRN, o Rio Grande do Norte e o Brasil têm mais um motivo para celebrar a excelência em pesquisa e reafirmar a importância do investimento contínuo em ciência e tecnologia.