Assunto

Capim Macio

Browsing

Capim Macio, situado na zona Sul de Natal, tem uma origem interessante para seu nome. A região, antes dominada por fazendas e granjas, era conhecida por seu capim particularmente macio. A transformação de Capim Macio em bairro residencial começou em 1973, quando o empresário João Veríssimo da Nóbrega adquiriu uma grande área de terra e desenvolveu o loteamento Cidade Jardim. Para atrair moradores, ele construiu um galpão comercial próximo à Avenida Engenheiro Roberto Freire, que mais tarde se tornou um supermercado: o Nordestão.

Como fatores de sua formação, destacam-se a construção da pista Natal-Parnamirim, a edificação do conjunto habitacional Mirassol e, como principal referência, a criação do Campus Universitário. A região, antes uma área de mata densa, chegou a abrigar um minizoológico e várias boates.

Nos anos 40, o bairro de Capim Macio era um local de treinamento para oficiais do Exército. A instalação do Campus Universitário no bairro vizinho de Lagoa Nova, ocupando 130 hectares, impulsionou a valorização dos terrenos próximos. Entre 1973 e 1974, a cidade do Natal experimentou uma rápida expansão urbana para o sul, aumentando a popularidade de morar em apartamentos e, consequentemente, valorizando os terrenos urbanos. Vários conjuntos residenciais foram construídos em Capim Macio nas décadas seguintes.

Os limites de Capim Macio foram oficialmente estabelecidos em 1993, com a Lei 4.328, de 5 de janeiro de 1993. Mas por que o bairro Capim Macio recebeu esse nome? O nome vem da própria vegetação da planície onde se expandiu o casario do bairro e, desde então, o bairro se desenvolveu significativamente, com muitas casas de alto padrão, apartamentos de luxo, uma variedade de comércios, especialmente restaurantes e bares, além de universidades e grandes redes de hipermercados. E você, quer conhecer a história de qual bairro da cidade do Natal?