Personalidades

Alzira Soriano: a primeira prefeita do Brasil e da América Latina

Em meio à rica história política do Brasil, uma mulher se destaca pelo seu pioneirismo e coragem: Alzira Soriano, a primeira prefeita eleita do país e de um município na América Latina. Sua história de resiliência e liderança inspira as novas gerações de mulheres que buscam representatividade e espaço nos campos políticos. Conheça a história inspiradora de uma das maiores personalidades potiguares.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Luiza Alzira Teixeira Soriano nasceu em 29 de abril de 1896 em Jardim de Angicos, no Rio Grande do Norte, foi uma política brasileira e a primeira mulher a ser eleita prefeita no Brasil e na América Latina. Filha de um influente líder político regional proprietário de terras, ela teve uma infância confortável e recebeu educação, algo incomum para as mulheres daquela época.

Alzira passou a sua infância na mesma cidade em que nasceu. Quando tinha apenas 17 anos, selou seu matrimônio com um promotor público originário de Pernambuco, e dessa união nasceram três filhas. Contudo, aos 22 anos ficou viúva, após a morte de seu marido, vítima da devastadora Gripe Espanhola. Alzira Soriano voltou a morar com seus pais em uma fazenda, ficando conhecida por comandar com pulso firme a casa e as atividades da propriedade familiar. Enquanto participava das reuniões promovidas pelo pai, chamou a atenção da líder feminista Bertha Lutz e do político Juvenal Lamartine de Faria, que a convenceram a disputar a prefeitura de Lajes.

Apesar de histórica, a eleição de Alzira enfrentou problemas ao longo da campanha e foi alvo de insultos misóginos, em uma sociedade patriarcal e regida pelas oligarquias da República Velha. Não faltaram críticas e até ofensas pessoais dos adversários da candidata. Segundo o Dicionário Mulheres do Brasil, organizado por Schuma Schumaher, alguns adversários da candidata falavam, sem o menor constrangimento, que mulheres públicas eram prostitutas. Outros procuravam a família dela para dizer que não ficava bem uma senhora de família entrar para a política.

Contudo, superando as adversidades, a candidata escolhida pelo Partido Republicano, Luiza Alzira Teixeira Soriano não se intimidou e foi eleita para a prefeitura com uma maioria esmagadora de mais de 60% dos votos, tomando posse em 1929. Alzira se mostrou uma lider nata, focada em fazer melhorias para sua cidade natal e manteve-se à frente do executivo municipal até o início da Revolução de 1930, que culminou na tomada de poder por Getúlio Vargas, só retornando à vida pública, no cargo de vereadora, no ano de 1947. Após seu falecimento, foi honrada com várias homenagens, entre as quais se destacam o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, concedido pela Câmara dos Deputados, e a instituição de um feriado municipal em sua terra natal.

Em 1928, este acontecimento político teve repercussão até nos Estados Unidos. No dia 8 de setembro daquele ano, o jornal The New York Times dedicou espaço a uma notícia inusitada sobre o Brasil: “Numa época em que as mulheres brasileiras sequer tinham direito ao voto e política era assunto exclusivo do universo masculino, a jovem Alzira Soriano, de 32 anos, não apenas votou como disputou e venceu as eleições municipais daquele ano em Lajes, um pequeno município no interior do Rio Grande Norte.” A notícia, publicada na página 9 do jornal norte-americano, chamava a atenção para o fato de Alzira ser a primeira mulher eleita prefeita em um país que ainda não havia permitido o sufrágio feminino – o que só aconteceria quatro anos depois, após a promulgação do Código Eleitoral de 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

Alzira Soriano morreu em 1963, aos 67 anos. Hoje, ela é lembrada por sua coragem e determinação, que abriram caminho para as futuras gerações de mulheres na política brasileira. A história de Alzira Soriano, uma mulher que ousou enfrentar as barreiras sociais e políticas de sua época, é uma prova poderosa de que as mulheres podem ocupar qualquer espaço que desejarem, inclusive a política. Essa matéria é uma homenagem a todas as mulheres que, como Alzira Soriano, foram pioneiras e abriram caminho para as gerações futuras. Que sua história continue inspirando e motivando mais mulheres a buscarem seu espaço, seja na política, seja em qualquer outro campo.

O Melhor de Natal é a revista digital que traz para você, todos os dias, dicas sobre a cidade de Natal e o estado do Rio Grande do Norte, informações sobre roteiros de viagens, passeios, turismo, gastronomia, shows, espetáculos, história, arte, cultura potiguar, música, natureza, esportes, festas e muito mais!

Escrever um comentário